quinta-feira, 17 de julho de 2014

Os Principais Fatores que Determinam Preços de Automóveis no Brasil

O IPI
é apenas um deles.


Recentemente, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, informou que os dias de paralisação de atividades por causa dos feriados e dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa 2014 causaram grandes prejuízos à indústria automobilística brasileira. Ele alertou que nem mesmo a preservação da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) será suficiente para amenizar o problema (veja aqui). Certamente ele estava se referindo a dois fatores muito importantes: além do IPI não ser o único imposto incluído no preço do veículo, a redução do imposto depende das cilindradas.
"Cilindrada" é o nome que se dá popularmente ao volume de deslocamento de uma peça móvel existente numa câmara hermeticamente fechada, no motor do veículo. Um motor de automóvel com uma cilindrada de dois litros consome dois litros a cada rotação da peça, que é conhecida como "virabrequim" no Brasil e "cambota" em Portugal. Enquanto o virabrequim faz uma vola, os pistões fazem uma ida e uma volta. Com isto são aspirados dois litros de gás combustível e expirados dois litros de gases de escape. Totaliza-se assim um consumo de quatro litros. Quanto maior for a cilindrada, maior é este consumo e também maior é o valor do IPI a ser pago, mesmo com a redução que pode ser de até 33%.
Entretanto, segundo o analista de produção Fernando Trujillo, se o Governo Federal decidir acabar com a redução do IPI, a situação piora, pois a pessoa que compra um carro paga o valor real do mesmo (já muito inflacionado), os juros altíssimos e várias outras taxas. A média de juros cobrada no Brasil é de 25% ao ano. Nos Estados Unidos, 8%. No Japão, 6%. Na Alemanha, 4%. Por esta razão, o valor pelo qual consumidores compram carros Civic em alguns países da Europa equivale, em média, ao que se paga ao comprar um Fiat Uno no Brasil - isto é, em dólares. Quando o Governo Federal retirou a obrigatoriedade do pagamento do IPI de alguns veículos, os preços desses carros caíram apenas cinco por cento.
Outro fator que influencia muito nos preços dos veículos é o Custo Brasil. Trata-se de um conjunto de dificuldades estruturais e econômicas que encarecem investimentos, dificultam o desenvolvimento nacional e contribuem para o aumento do índice de desemprego, do trabalho informal e da sonegação de impostos. Isto compromete a competitividade e a eficiência, não somente da produção de veículos automotores como também da produção de quaisquer outros produtos, especialmente os industriais. Os itens que fazem parte do chamado "Custo Brasil" são muitos,  mas entre eles podemos destacar a elevada corrupção no setor público-administrativo, o elevado déficit público, excesso na burocracia para se criar e se manter uma empresa, cartelização da economia, taxas de juros reais muito altas, legislação fiscal muito complexa e ineficiente, etc.

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário